sexta-feira, 22 de junho de 2007

Trabalho infantil agrícola


Todos os anos, especialmente no período do plantio e colheita, milhares de crianças brasileiras que residem em zonas rurais afastam-se da infância e aproximam-se da exploração de sua mão-de-obra. Nos municípios do Semi-árido, devido à irregularidade das precipitações, as famílias intensificam seu trabalho para aproveitar os curtos período de chuva e iniciar o preparo da terra.

Embora cerca de 80% da população do Brasil viva em áreas urbanas, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2000, é na área rural em que, proporcionalmente, está concentrado o uso da mão-de-obra infantil.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), de 2001, 53% dos meninos e 46,5% das meninas, de 05 a 15 anos, que trabalham no Brasil vivem no meio rural. Desses, a maioria trabalha na área agrícola. Segundo dados do PNAD referentes a 2004, 5,3 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos trabalhavam em todo o país, sendo que destes 75% estavam na agricultura.

Fonte: www.fnpeti.org.br

7 comentários:

Anônimo disse...

Esse é um tipo de trabalho infantil mais fácil de ser omitido da sociedade. Parabéns! O seu trabalho está cada dia melhor e mais completo.

Cris Mello

lolo disse...

esta noticia esta muito interessante.

Anônimo disse...

a noticia esta interessante...e tudo o que você diz é a pura realidade...que pena!!!
mais acredito que pessoas como você possam mudar essa injustiça!!!

Anônimo disse...

Prezado amigo, é bom lembrar, mais que nunca, que existem neste momento várias crianças sendo explorada nós vários modelos de mídia (TVs, rádios,revistas, revistas/catálogos entre outros. Por que só mostrar crianças em carvoaria, canaviais, domésticas, ajudando pai/mãe, etc? As crianças na mídia são induzidas a lidar com o sucesso, que quando não a tem levam graves seqüelas para o resto da vida. Ter que repetir as cenas, ter que ficar horas a fio em uma cadeira de cabeleireiro Pense nisso!

Como eu ia dizendo e quero acrescentar que a coisa mais ordinária é o que o Sr. Silvio Santos faz com aquela pequena apresentadora oferecendo dinheiro em palco. O dia que não tiver mais esta "cortesia" do homem do Baú quero ver como a jovem menina vai lidar com a nova realidade quando tudo isso acabar. Por este e muito outros motivos conclamo o Sr. para que a vossa discussão sobre trabalho infantil aponte, também, para esse nocivo modo de exploração. Obrigado.

Anônimo disse...

o trabalho infantil, afeta o desenvolvimento da criança formando pessoas frustradas e acabando ñão só com o seu futuro mais sim com o futuro do Brasil e do mundo!!!
o trabalho de voceis estarem nos alertando para a realidade esta magnifico, parabens!!!!!!!

Anônimo disse...

esse negocio de criança trabalhar e errado criança nao pode trabalhar porque ela e fragiu eu dou um tapa pra quem disse para mim que criança trabalha e uma injuntiça que essa criatura fala!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! bjs espero que voçes aprendao essa liçao!!!!!!!!!!!!! otarios

Anônimo disse...

realmente esse texto choca muito ajente . E é muito triste ver que ainda tem crianças no nosso pais trabalhando.mais mesmo assim muito obrigadu vcs me ajudaram em uma pesquisa escolar.

mais eu queria dizer só mais uma coisa.

como pode néh o governo nem se mecher para ajudar nas rendas mensais das pessoas que tem mais deficuldade . as vezes os governantes vee que aquela cidade nao presisa por exemplo de(bolça familia,ajudas de casas ou até mesmo de trabalho) as vezes só pq a pessoa é negra ou ainda usa roupa rasgada, pq nao tem como coprar, nao dao emprego pra essas pessoas,eu sei que tem que ter dependendo do trabalho tem que saber ultilizar tem que saber fazer direito, mais muitas vezes eles dixam de dar um trabalho que eles saibam fazer com um salario minimo pra que pra darem as essas pessoas que nao tem valor que nao valoriza o pra to de comida que tem em casa.

E porisso as crianças trabalham no lugar dos pais ou em muitas vezes vao ajudar eles pq nao tem aonde deixar o seu filho as creches entao lotadas eles nao sabem aonde deixar o seu filho e leva junto culpa dos governantes que muitas vezes pega o dinheiro do povo e gasta e ajente pagandu empostos pra que pra jente nao ver nenhuma mudança.

e tbm nao sao só os governantes as vezes é até mesmo os pais que tem asédiu sexual com os filhos,que deixam eles la no sol trabalhando feito um condenado e fika la sentado.

As vezes quando vc ver isso da até desgosto de saber que vc mora nu PAÍS que tem tanta violencia tanto trabslho enfantil sendo que os homens as mulheres ficam ali sem fazer nada.

Bom esse é o meu comentario espero que quem leia isso tenha bastante consiencia.PQ SE UMA MENINA DE 12 ANOS CONSEGUIU ESCREVER ESSE COMENTARIO É PQ NAO SÓ O NOSSO PAIS E SIM O MUNDO ESTA PEDINDO SOCORRO AJUDA E AJENTE FINJI QUE NAO ESTA ACONTESENDO NADA.