sábado, 26 de maio de 2007

Trabalho infantil no Brasil

Cerca de 4 milhões de crianças, entre 5 e 16 anos, trabalham no Brasil, o que o coloca entre os países com os maiores índices de trabalho infantil.

Uma Nação responsável deve garantir que a criança tenha oportunidade de estudar, brincar, ou seja, desfrutar desde a infância os seus direitos como ser humano.

Dados do IBGE revelam que o trabalho infantil se manifesta de muitas maneiras, como crianças trabalhando em lixões; como catadores de papel; em serviços de carvoarias e olarias; crianças sendo exploradas sexualmente,etc.

Devemos ressaltar também que, pensando em benefício próprio, muitos pais são coniventes com essa exploração, e, pior ainda, muitos acreditam que é melhor para a criança que comece a trabalhar mais cedo, pois assim "livra-se de ser bandido".

No Brasil, além do trabalho das ONG's, e outras organizações da sociedade civil organizada, o combate à exploração infantil deve acontecer com políticas governamentais eficazes. Onde está a fiscalização sobre esses exploradores de menores? Qual tem sido a sua punição?

Precisamos avançar nesta questão porque os discursos, as palestras e as conferências em que a teoria parece perfeita, carecem, de forma imprescindível, da efetiva prática.

Leia esse parágrafo abaixo relatando a posição dos exploradores desses menores (parágrafo extraído do site: www.adital.com.br)

[...] Como motivos para a exploração dos "menores", o Unicef destaca a preferência dos empregadores pelas crianças, porque são obedientes e "saem baratas", são submetidas a condições de trabalho que os adultos considerariam inaceitáveis, sem opor resistência; têm "dedos ágeis", e prestam mais atenção aos detalhes”.[...]


É fundamental que toda a sociedade brasileira se mobilize em prol dessas crianças, quer seja através de protestos e denúncias, quer seja através da solidariedade. Essa luta é nossa! Pode e deve ser vencida!


Michelle Marques de Mello



Nosso próximo texto – As piores formas de exploração do trabalho infantil.

84 comentários:

josedenez disse...

O texto está muito bem enfocado e os dados são assustadores, é uma pena que vemos muitos programas, mas que não passam apenas do papel. A realidade continua aí aos nossos olhos.

Cristiane disse...

Que país é este? Será que alguém tem coragem de responder?
Esse assunto merece ser evidenciado e discutido.
Vamos dar continuidade a esse debate durante toda a semana.

Cristiane

spawnbloodaxe disse...

Muitos pais abusam da autoridade que tem sob os filhos, colocando muitas responsabilidades nas mãos deles, e uma delas, é a ajuda financeira em prol da manutenção do lar. Com isso a criança é obrigada a trabalhar desde cedo, pulando uma etapa importante da sua vida.
É um ótimo texto que nos informa e nos questiona sobre esse sério problema que afeta o Brasil e o mundo.

Aryadina Piva

Anônimo disse...

Onde estão os governantes do Brasil? O Estatuto da Criança e do ADOLESCENTE - ECA - rege as leis para serem cumpridas, mas infelizmente ficam só no palpel.


Carmen

Anônimo disse...

Parabens pelo tema e conteudo. Um panorama real do nosso país.

Luciano Inacio

Anônimo disse...

Parabéns! me ajudaram com uma pesquisa escolar. Conteúdo significativo! muito obrigada!

Anônimo disse...

PARABÉNS...
ME AJUDARAM NUMA PEQUISA COLEGIAL MASSA...
TOMARA QUE CONSEGUIMOS VENCER ESSA LUTA CONTRA TRABALHO INFANTIL...
E VAMOS CONSEGUIR PORQUE _DEUS_ EXISTE E ELE NUNCA FALHA,
A BATALHA É DURA E LONGA MAIS A VITÓRIA É CERTA...
FIQUEM COM DEUS

Anônimo disse...

pra mim oq era uma simples pesquisa...virou realmente um assunto a ser discutido...onde estao as autoridades??/que dizem que vai fazer e acontecer mais nao estao servindo pra porcaria nenhuma...

vinicius

Anônimo disse...

gostei muito do conteudo ,mas cade os governantes que nao tomam uma posiçao e começam a agir em prol dessas crianças?as leis do ECA so ficam no papel E A ATITUDE?

Anônimo disse...

Muito bom o texto!!
Me ajudou bastante na minha liçao!!
Estão de parabéns!!

Anônimo disse...

Parabens...
voce escreve muito bem...
acabou de ganhar uma admiradora...
e de me ajudar em um trabalho da minha escola...

que Deus continue te abençoando...
continue assim...

Anônimo disse...

e soh mais uma coisa...
espero que alguma, nem que for só uma altoridade, leia esse site...
alem de esplicar a relidade, vai cair a ficha dele (espero)...

pra que esse pais possa melhorar pelo almenos nisso....

Anônimo disse...

obg mim ajudaram mto num trabalho escolar vlw aêw...
realmente é algoo q devemos tentar resolver pois aki no brasil há mto isso...
bjus gente ...

Anônimo disse...

acho que o trabalho infantil tira a vida de crianças e adolecentes.
isso precisa acabar!
agora faço uma pergunta?
- o que é que os nossos governantes estão fazendo sobre isso?
provavelmente nada!!!

Anônimo disse...

esse governo é uma bosta. eles nâo faz nada.sabe oque mais, eu não sei oque é pior o brasil com governador ou sem pois os dois é uma bosta mesmo.

Anônimo disse...

as crianças e adolecentes menores, perdem sua infancia e juventude trabalhando, ajudando a família, ou as vezes para ganharem salários baixíssimos.
esta exploração, vem acontecendo a muito tempo; com o surto da revolução industrial, as atividades agrícolas e o extrativismo absorviam os poucos capitais e a mão-de-obra, só dando margem, naquea período, ás industrias caseiras, a agro-industria do açúcar, a pequenas industrias no litoral e aos estaleiros em que se constituiam embarcações de madeira; com isso os jovens e crianças, em sua maioria pobres, eram obrigados a ajudar a sua família, perdendo a opurtunidade de estudar e de brincar.
já nos dias de hoje, são poucos menores que trabalham nas lavouras, mas sim nas ruas vendendo balas, fazendo mlabarismo, lavando carros nos sinais e etc.
na maioria, estas crianças são sujeitas a trabalhar e deixar os estudos de lado, com isso, a população fica mais pobre sem mãO-de-obra qualificada e com poucas pessoas especializadas nas áreas em que atuam.
Tainá.

Anônimo disse...

Pow,gostei muito dessa matéria.
Entrei nesse site pra fazer um trabalho de escola e me dei de cara com a realidade...
crianças que hoje tem deixado a escola de lado e sendo obrigada a trabalhar,crianças que não tem mais o direito de brincar...
Crianças que se tornam "ADULTOS" na menor idade sendo obrigada a ter responsabilidade...

Pow tenho 15 anos, não é que eu não tenha responsabilidade.
+ a responsabilidade da criança e do adolencente estam nos estudos...

Yuri disse...

Ultimamente no municipio em que moro no estado do Maranhão, muitas conferencias e seminários estão sendo realizados para debater essa questão, mas pouco se fala em soluções.
Ousei imprimir este texto e levar a uma das conferencias para fazê-los refletir, se realmete é necessário tanto discurso lançado ao vento, sem nenhuma ação!

rafael disse...

Eu sou contra tudo isso de Exploração infantil...eu acho isso um absurdo...e fiz até uma tiradinha pra essa situação.
Devemos armar um plano,um plano de concientização,um plano que mude o páis um plano e mude a nação.

Anônimo disse...

Eu também sou contra qualquer tipo de exploração infantil!!!
vcs fazem um belo trabalho de tentar conscientizar as pessoas pena que muitas pessoas que vêem isso não dão a minima, qndo li esse texto me sentir tão inútil e egoista por esta em ksa digitando esse texto enquanto tem milhares de crianças na rua trabalhando para adquirir o seu próprio alimento!

Larissa Pinheiro Cardoso disse...

seu texto me ajudou muito , nossa a gente se sente tão impotente diante disso... me pergunto o que eu poderia fazer?
como começar?

to fazendo um trabalho da faculdade
(faço nutrição) de saúde coletiva
sobre os os ultimos indices do IBGE
sobre o trabalho infantil, seu texto incomoda e deve incomodar muito mais (positivamente) outras pessoas a ajuadar,

EU TB QUERO MUDAR

Anônimo disse...

realmente esse caso de menores trabalharem nao é legal pois geralmente começam a trabalhar por q seus pais ou familhares não tem condiçõe o suficiente pra o criar ou é um jeito de não cair no mundo das drogas.

Maisa disse...

Eu gostaria q não existisse Trabalho Infantil no Brasil e nem no mundo,assim todas as crianças seriam felizes.Eu acho que as autoridades teriam que ajudar também a essas familias que não tem condicões de vida para por seu filho na escola e etc.É essas pessoas que tem que tirar uma parte q eles recebem para essas pessoas.

Maisa disse...

Eu gostaria q não existisse Trabalho Infantil no Brasil e nem no mundo,assim todas as crianças seriam felizes.Eu acho que as autoridades teriam que ajudar também a essas familias que não tem condicões de vida para por seu filho na escola e etc.É essas pessoas que tem que tirar uma parte q eles recebem para essas pessoas.

Gorete disse...

Temos que deixar bem claro para as crianças tanto em casa como na escola a diferença entre exploração de trabalho infantil e aprendizagem do trabalho, pois muitas vezes peço meus filhos para arrumar a cama deles ou lavar algumas vazilhas para ajudar-me, eles falam que isto é exploração do trabalho infantil. Como eu e meu esposo temos um conhecimento maior sobre o assunto explicamos a eles a diferença. Mas quem não possui este conhecimento, como vai agir com o filho que fala isso?

Ariane disse...

Infelizmente no Brasil o indice de exploraçao infantil é grande.
Seja exploraçao sexual, violencia domestica, trabalho...em todos os lugares encontramos.
Até mesmo em nossa familia, porem nao nos damos conta.
As autoridades brasileira nao fazem muito por elas(crianças).
Porem encontramos ONG'S, que se dedicam exclusivamente á elas.
Se por acaso, voce é um abusador, ou conhece algum, tenha conciencia do que está fazendo.
Afinal, crianças sao anjos de Deus.
E Deus zela por elas, caso voce ou alguem faça mau a alguma criança, com certeza será punido.
Tenhamos valor proprio, nao entregar a um corrupto o poder.
Se cada um de nós fizermos nossa parte, por pouco que seja, fará a diferença.

Anônimo disse...

Vamos lutar contra essa exploração,maltratos,assassinatos contra as crianças,elas são o futuro do nosso imenso e maravilhoso país.
Vamos nos mobiliza em prol dessas crianças.

Anônimo disse...

DEVEMOS PREGA NO PÉ DE POLITICOS
Q SOH ENTRA NA POLICA PARA ROUBAR
E AS PROMEÇA Q ELE FAZ
DIZEM Q VAI ACABAR COM A FOME DIZ Q VAI TE EDUCAÇAO
MAIS Ñ VEJO NADA DISSO CONTECE
SAO TODOS CORUPITOS
Ñ ESSISTE MAIS POLITICO ONESTO NESTE MUNDÃO!!!

Anônimo disse...

q pais é esse? q leva em concideração o trabalho infantil q ñ pensa no q pode acontecer!!!!
junto com o trabalho infantil acaba tambem vindo a prostituição!
agora te pergunto q pais é esse sem responsabilidade amor e paz no coração criança trabalhando ñ!!!!!!!!!!!!!
esse pais deveria ter compaixão

OBS: QUEM ESCREVEU ESTE TESTO FOI UMA CRIANÇA DE 12 ANOS DE IDADE Q É TOTALMENTE CONTRA O TRABALHO INFANTIL

Bruna disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

gostei muito do site, pois assim vemos a realidade de nosso país e no que ele precisa ser melhorado..
o numero de crinças trabalhando é muito alto e isso precisa mudar.
criança tem tem que estudar, brincar, correr.. é o direito de qualquer criança..
beijos

Anônimo disse...

CONCERTEZA A LUTA CONTRA O TRABALHO INFANTIL É LONGA E SOFRIDA,MAS NÃO VAMOS FICAR PARADOS DE BRAÇOS CRUZADOS,VAMOS FAZER A NOSSA PARTE DENÚNCIANDO!!!

Jenniffer Gonçalves disse...

Oiiee ! ;D
ée o seguiinte: ACHEI MUITO INTERESSANTE oo que tú disse!
sinceramente, não tiinha idéia dos tipos de trabalho infantil , e do tanto de crianças, apenas no Brasil que estivesse envolvida nessa vida de sofrimento!
Creio que sair da escola pra trabalahr não seja o 'melhor' pra crianças! .. mais eu defendo que elas trabalhem com os pais, ou tios em mercadinhos de bairro .. assim, podendo assim ganhar até um deinheiro legal para que possam gastar da melhor mandeira, na visão de cada um! .. Obrigado! .. você me ajudou no meu trabalho de escola , e principalmente, me alertou como cidadã brasileira! ..
beeiiijos ;*
espero ver mais post's seus como este aquii! :D

Vaninhàáh disse...

Eu gostei muito do tema sobre o Trabalho Infantil No Brasil me ajudou muito na escola
Muito Obrigada Mesmo

Mil BjôÔs'S

Anônimo disse...

wendel disse... gostei muito do texto mi ajudou muito.

Anônimo disse...

Continue assim; escrevendo para nos informar mais e mais.
PARABÉNS por esse trabalho!!!!!!!!!!!!!!!!

Fernanda Barretto disse...

Fernanda Barretto

Oi,tenho 12 anos e estava pesquisando na internet sobre o assunto " trabalho infantil " para uma atividade na escola e fiquei extremamente comovida com o quadro do nosso país em relação á esse problema tão grave.
É triste ver que crianças menores que eu ou um pouco maiores estam nas ruas,sem qualquer segurança, expostas á violência das ruas,á doenças,a alimentação excassa e á falta de educação.
O certo seria estarem se educando nas escolas para garantir um futuro melho quando estiverem com uam idade mais avançada,porém as imagens que vemos nas ruas de crianças em semáforos,em portas de supermercado,em roças e em outros lugares,são comuns e inevitáveis de se ver.Até porque se ninguém visse,não haveria fim esse tipo de "escravidão de menores" no nosso país.
O que me entristece mais é que inúmeras vezes os próprios " pais ou responsáveis" dessas crianças são os principais incentivadores desse ato tão lamentável de pôr crianças para trabalhar incansávelmente,porque se não levarem dinheiro á eles apanhariam.
E enquanto os pais dessas crianças mesmo sendo pobres não se dão o esforço de trabalhar,preferente fazer com que seus filhos trabalhem.
O que significa que não é só culpa do governo, mas também dos pais dessas crianças que não se dão o esforço de trabalhar.
Me choca ver esses números tão altos,dados que somente com iniciativas e boa vontade do governo e também dos cidadãos como o autor desse texto,serão diminuídos ou talvez até zerados.
Também me impressiona o fato de com tantas leis,projetos e decretos, os parlamentares não se focarem no principal motivo do trabalho infantil : A pobreza.
Mesmo Lula tendo diminuído bastante esse problema no Brasil ( porque antes estava pior), ainda falta muito pela frente,e muitos são os erros cometidos pelos governantes em relação á lidar com esse problema.
Soube por minha professora, que na tv houve uma reportagem dizendo que em uma cidade em que as pessoas não precisavam receber o bolsa família mesmo assim recebiam o benefício,enquanto em outra cidade muito mais pobre que a anterior as pessoas mal tinham o que comer.
Ou seja, diminuída a pobreza ou com a ajuda de todos até extinta, os problemas do trabalho infantil,prostituição,criminalidade ( assasinatos,roubos,tráfegos de drogas e etc) além de outros problemas serão diminuídos.
As crianças não precisarão trabalhar,nem se prostituir,nem roubar,matar,vender drogas ou usar e etc.
Dinheiro no país há! E muito!
Mas o que acontece é que também há o seu revés : a má destribuição desse dinheiro e desvios para contas bancárias de muitos governantes.
Realmente é lamentável ver crianças indefesas nas ruas aprendendo a lidar com rotinas exaustivas e com o pior lado da vida.Elas não tem culpa do retrato do nosso país,e aposto que se elas tivessem educação adequada,moradia,alimentação,saúde,proteção e outros direitos como diz o "direito das crianças e do adolescente" da constituição brasileira elas garantiriam um futuro muito melhor para nosso país,pois se tem capacidade de trabalhar duro desde pequenas, também tem capacidade de se educar e serem ótimos trabalhadores e cidadãos de bem.
Parabéns ao autor desse texto,pois sei que a intenção é fazer com que as pessoas reflitam sobre os problemas que ocorrem no mundo, e que mesmo vendo não tomamos consciencia do grau de gravidade do assunto.
E se até mesmo uma garota de 12 anos como eu,sei que é preciso melhorar e escreveu tudo o que eu escrevi nesse comentário,porque é que o presidente,os governantes e até mesmo as ONGS e adultos não podem também tomar conhecimento do retrato do nosso país e nem ajudá-lo a mudar?
Pensem nisso quem estiver lendo esse comentário

Adriana disse...

O trabalho infantil no meu ponto de vista so vai terminar quando familias pobres terem a cnsciencia que tem que parar de faser filhos porque esse pais que vivemos com esse salario de fome nao da para viver nem com o governo dando esmolas o negocio mesmo e nos adultos tomar vegonha na cara e parar de faser bebe sem limites porque criança nao e brincadeira eles tem que ser criança temos que deixar as fases acontecerem bebe criança e velho

Giovana disse...

essa pesquisa vai me ajudar no trabalho em grupo da escola é de tudo q eu preciso sobre o trabalho infantil no brasil amei isso
esses pais ñ sabe o q é uma escola minha professora falo q mesmo a gente tendo dó ñ podemos dar dinheiro para eles se ñ os pais pedem para eles irem varias e varias vezes para a rua.Lugar de criança é na escola ñ na rua ter aprendizagem para ser um trabalhador bom dedicado saudavel e ter filhos bons q tem uma casa um carro(nem q seja pequeno)mais tendo ta ótimo eu tenho dó muita dó espero q essas crianças tenhão um futuro bom!!!!!!!

Angelo disse...

Trabalho infantil só destroi as felicidades que essas crianças querem ter um dia .

Anônimo disse...

Que pais é esse? Que bota crianças para trabalhar?
Isso é um orror...


Pietra Sophia♥

Anônimo disse...

Valeu vocês me ajudarão muito na escola

Anônimo disse...

est muito bom este site..so que eu queria saber mesmo onde que ocorre mais o trabalho infantil
xauu beijos pra tdsss

Anônimo disse...

vlw ajudaram na escola

Anônimo disse...

Realmente, estão de parabéns !
Não só me ajudaram em um trabalho escolar,mas também, como insentiva a todos nós a exigir essa lei.

É muito triste saber que somente pouca parte da população pensa de forma correta...É muito triste. =(

Obrigada.
Deborah Oldani.

Anônimo disse...

gostei muito

Anônimo disse...

muito obrigado me ajudou em um trabalho escolar,abraço,vleu

Mayara disse...

Realmente esse é um tema mt polêmico em td o mundo,e continuará em discussão em quanto o governo e até msm a população não mudarem de atitude.Põe-se no lugar de uma dessas crianças,com certeza não seria bom!

o texto está ótimo,me foi bastante útil!
apoio sua opinião,vamos lutar pela "liberdade" dos menores!

Anônimo disse...

obrigadu por ajudar num trabalho escolar
mais o governo te m que ajir rai

salmo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
salmo disse...

muito obrigada vc me ajudou num trabalho da escola e eu estava precisando muito...
valeu mesmo seu texto estáótimoº

Anônimo disse...

Legal, o texto eh muito interessante...
;)

Anônimo disse...

as pessoas que tratam as crianças assim e até mesmo todos do mundo inteiro, é uma pessoa que nao tem coraçao, uma pessoa sem carater e etc...
o texto é muito legal gostei muito pena que ninguem ajuda essas pessoas,vamos melhorar nosso mundo.
;)

Anônimo disse...

que especie de pai e esses que deixam os filhos trabalharem na rua e deixam os filhos fazerem trabalhos pessados. esse e um otimo texto...

PEDRO F. F. disse...

GOSTEI DO CONTEUDO MOSTRA A REALIDADE DO BRASIL OS POLITICO Ñ FAZ NADA

' Gaabi disse...

lugar de criança é na escola e não trabalhano carambab meeu criança num deve trabalhar quem co9ncorda cmg ?

$$desire disse...

meo nome e Desire e a unica coisa que tenho a dizer e que o Brasil pare com a escravidão de menores

Anônimo disse...

esse texto me ajudor a fazer um trabalho ESCOLAR... e aki em casa tao me explorando botando eu pra arruma a casa... rsrsr e brincadeira

BIANCA disse...

MEU NOME É BIANCA E NÓS DEVÍAMOS PARAR COM ISSO,O ECA É ECA MESMO HEIN?!MAS DEVÍMOS PARAR COM ISSO PARA AS CRIANÇAS DO BRASIL E DO MUNDO INTEIRO!

BIANCA disse...

PARABÉNS A QUEM Ñ FAZ MAIS ISSO NÉ?!,.EU COMO CRIANÇA...POXA VIDA NÓS PRECISAMOS DE ATENÇÃO NAS COISAS...PRECISAMOS DE CARINHO DOS NOSSOS PAIS E TAMBÉM ALGUMAS ESCOLHAS A TOMAR DE VEZ EM QUANDO NÉ?!

BEIJOS DE BIANCA

Anônimo disse...

as leis só ficam no papel cade a atitude ?

Anônimo disse...

♥O trabalho infantil é crime porque ao começarem a trabalhar desistem da escola, começam a ficar cansados largam a infancia pensando no dinheiro, mais eles estão sendo explorados porque recebem pouco dinheiro isso é uma exploração♥

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

Anônimo disse...

Oi, temos 14 anos e ficamos interessadas no assunto, e queriamos falar que sofremos muito com isso, pois somos irmãs gêmeas e trabalhamos para nossos pais,e eles se interessaram no assunto e viram que o que faziam era errado, nossos gratos agradecimentos.

paulo.mc2009 disse...

Euu achoo que essa exploração de trabalho infantil é uma coisa muito tonta e fora da lei...
Euu achoo que o trabalho de uma criança é estudar!!!
E depois que a criança se torna adulta aí sim ela tem o direito de trabalhar daquilo que ela gosta e tem vontade de fazer,mais não daquilo que ela é obrigada há fazer...
Beijosss...

Anônimo disse...

bom gostei me ajudou muito no trabalho de historia
muito bom mesmo
parabens pra quem escreveu

Anônimo disse...

Gostei muito, me ajudou no trabalho de geografia, aspkaskpaskpaskp'
muito obrigado mesmo (y)

Anônimo disse...

antes de qualquer direito a elas concedido penso que o mais importante seria o de ela ser criança!pois não de mais belo neste universo senão um sorriso de satisfação por poder ser o que é fazer o que gosta e viver o sorriso sencero da alegria destta fase.Assim sendo ´´criança tem o direito de ser criança´´

Anônimo disse...

O trabalho infantil é um dos casos que mais vemos com frequência no Brasil.Crianças sendo exploradas,com a infância perdida,sem um futuro, uma educação,um lazer.
Existem crianças que nunca souberam o que é brincar se divertir,ir ao parque.
Essa quadro pode e deve ser mudado,temos que nos concientizar de que explorando a criança no trabalho infantil não é o melhor para ela,no futuro ela vai continuar sendo um adulto sem esperanças e até com traumas.O brasil perde mais a cada dia uma estrelinha com o trabalho infantil, e assim os sonhos são tirados de mais uma criança.

magda rafaela disse...

hoje vemos casos como esse no Brasil muitos frequentes apesar das pessoas nao verem que isso é muito mal para a sociedade e para nois que somoss brasileiros ate mesmo vemos isso dentro da nosa casa ou no vizinho.
denuncie pois as unicas coisas que devemos fazer para combater isso é denunciando e nois concerteza mudaremos essa sociedade e estaremos fazendo o bem para a humanidade.
bjssssssssssssssssssssssssssssssssssssss!!!

Anônimo disse...

O texto é muito interessante, expressa claramente a realidade em que vivemos, foi de muita utilidade para nós...

Giselly e Késsia
Maricá/RJ

Leonardo Bastos disse...

Valeu pelo texto me ajudou bastante.

Leonardo

larissa disse...

Eu ja acho que as crianças nao tenque trabalhar, elas tenque mais é curti a faze dela, que todos nós ja passemos por essa faze , de brincar, estudar, e todos tem esse direito e também obrigaçao.E só vou flar que eu sou contra esse tipo de exploraçao...
Bjao
De : Larissa Borille

kinha disse...

eu acho que as crianças
devem bricar e estudar ao invés de
ficarem trabalhando no lugar
de um adulto..
as pessoas devem pensar bem
ao colocar as crianças para trabalhar
essa é a minha opinião...

Anônimo disse...

Eu acho que as pessoas que fazem isso deviam pelomenos pensarem antes de colocar,fazer,falar,concretizar algo.
Por que quem faz isso é um bando de desocupados,preguiçosos,vagabundos.
A justiça esta muito deslechada com esse caso ,por que para colocar alguem para trabaçhar tem que ser enor de 18 anos isso é poca vergonha DE COLOCAR ALGUEM NAQUELA ''SELA SUJA'' É ISSO QUE ELES MEREÇEM.


TERMINO MINHAS HUMILDES PALAVRAS COM SATISFAÇÃO EM FALAR OQUE E COMO DEVIA SER A JUSTIÇA.

Anônimo disse...

oi eu tenho 18 anos estava fazendo uma pesquisa na internet sobre o trabalho infantil no brasil e chegui a conclusão que isso e um crime porque o trabalho infatil e um ato desumano esta tirando toda as razão de um a criança e a oportunidade das criança estuda;brincar ;em fim e muito exploração com as criança
tem que acabar com isso
foi muito
legal fazer essa pesquisa

parabens

janaina disse...

na minha opinião lugar de criança e na escola e não trabalhando,crianças tem de brincar se divertir enquanto é criança.Pois não é os adultos que diz:As criaças é o futuro do nosso país,não é trabalhando quando criança, que ela vai ser o futuro do nosso país.E eu faço questão de repitir a apalvra criança,várias vezes,porque criança tem que ser criança!E essa ong chamada ECA E ECA!!!! messssmo

Anônimo disse...

Me ajudou na escola valeuuuu

Geisiane disse...

Muito bom...
vlw msmo...é um assunto interessante que deve ser levado á frente e ñ deixado em papel...
se existe msmo essa tal de "lei" que todos falam + ninguem conhece..ela tem q ser cumprida!

Anônimo disse...

"pois e se no brasil nao existise exploração de crinças o o páis de ria um lugar bem melhor de ser viver e de igualdade"

Anônimo disse...

valeu me ajudou muito,d+ na escola

Gustavo disse...

valeu ai, me ajudou muito na escola
estava a procura de um texto desse q fala como é a vida do jovem hoje em dia
intão fika aew meu muito obrigado e meus parabens a quem crio esse site
abraço a todos ...!

Anônimo disse...

Poxa adorei o texto, além de retratar bem a nossa realidade nos mostra a gravidade no qual se dá o assunto.Acredito que a unica soluçao para o problema é a concientizaçao das familias e dos governantes que simplesmente ''fecham os olhos'' perante a realidade que vêem.
Isso tem que acabar!Lugar de criaaça é na escola! O futuro desses inocentes e da naçao esta na mão da educaçao, pois, é só nela que alcançaremos pleno desenvolvimento e um futuro digno.
Obrigado a todos e parebéns aos escritores do texto.

Anônimo disse...

Eu acho muito errado os pais acharem bom pra a criança começar mais cedo a trabalhar pois assim livra-se de ser bandido !
mas não é assim ... a criança sem estudo não ira nunca ter um imprego bom que ajude mesmo! irá crescer revoltado... e podera entrar na drogas ou ser bandido!

Anônimo disse...

Olá! Vim para este blog para fazer um trabalho e ajudou-me imenso. Realmente, o governo do Brasil é mesmo uma bosta. Não só do Brasil, claro, de África também. Continuem a preocupar-se com estas crianças e ajudem as organizações que as protegem. Obrigada por terem criado este blog. Xau e beijinhos.
<3 <3 <3 <3 <3