quinta-feira, 31 de maio de 2007

Trabalho infantil doméstico

No Brasil, mais de 400 mil crianças e adolescentes, entre cinco e 16 anos exercem trabalho doméstico. Mais de 90% dos casos são meninas, principalmente pardas ou negras. Por necessidades básicas que a família não pode suprir, essas garotas vão em busca de uma vida melhor, porém, o que encontram é comida e um lugar para dormir.

O trabalho infantil doméstico é livre de qualquer fiscalização, já que acontece dentro de residências. Essas crianças trabalham por muitas horas, tendo uma remuneração baixa, e, muitas meninas são abusadas, exploradas e até humilhadas.

As empregadas domésticas têm baixa escolaridade, não possuem carteira assinada e muitas não tem direito a feriados, domingos. Permanecem presas a famílias que as empregou, realizam
serviços de uma dona de casa, cuidam de crianças, lavam, cozinham, e silenciam, sobretudo.

Deixe seu comentário


Michelle Marques de Mello

Próximo assunto – Desafio – Como eliminar o trabalho infantil

9 comentários:

Stephanie disse...

Infelizmente é muito triste a realidade brasileira no que diz respeito a educação e economia, pois apesar de tantos projetos que o Governo elabora,eles sao muitos falhos na prática. Além disso cabe a população ter a consciencia e refletir em seu papel na sociedade em nao propagar comportamentos "escravistas"...

Cristiane disse...

Sinto tristeza em ler notícias tão duras e reais. Acredito que um país que coloca a educação em primeiro lugar, é um país com maior probabilidade de ser "reconstruído" moralmente.

Cris Mello

Leonardo Rosalen disse...

Este mundo está cada vez mais perdido. Não é de se estranhar se o armagedom ocorrer de verdade.
As pessoas não têm mais escrúpulos e nem sabem o q é amar na real sua concepção. A tv é o incentivo perfeito à depravação de valores à exacerbão de desejos ilusórios e maus. Este é o Tempo e as causas de tudo de ruim q vem ocorrendo, inclusive a barbárie da exploração infantil em qquer de suas facetas.
Lamentável, compreensível e infelizmente implacável.

Anônimo disse...

Estamos deparando com um avanço tão grande da tecnologia em todo o planeta, e as crianças e adolescentes com seus direitos privados... sem infância e sem brinquedos,é lamentável...

Carmmen

azevedo_andre disse...

Realmente o trabalho infantil doméstico é algo inadmissível e não pode continuar ocorrendo em nosso país. Cade a atuação do nosso Ministério Público ou da nossa Polícia na fiscalização desses criminosos que sequestram crianças no objetivo de reduzi-las a condição análoga à de um escravo cometendo muitas vezes carcere privado! Realmente, um absurdo!! Tal prática inclusive constitui crime previsto pelo nosso Código Penal em seu artigo 149 que preve: "Reduzir alguém a condição análoga à de escravo, quer submetendo-o a trabalhos forçados ou a jornada exaustiva, quer sujeitando-o a condições degradantes de trabalho, quer restringindo, por qualquer meio, sua locomoção em razão de dívida contraída com o empregador ou preposto: pena - reclusão, de dois a oito anos, e multa, além da pena correspondente à violência.
§ 2º A pena é aumentada de metade, se o crime é cometido: I – contra criança ou adolescente; II – por motivo de preconceito de raça, cor, etnia, religião ou origem."

Pois é, muitos nem sabem disso...
Um país como o nosso que se diz tão democrático e social não pode permitir que tal situação continue a ocorrer...
Rumo a defesa de nossas crianças! Vamos aplicar nossa lei! Fazer valer as nossas conquistas! Fazer valer o nosso Brasil! Não há com se permitir mais que criminosos desse tipo continuem na impunidade
!
Um abraço a todos com muita revolta,

André Azevedo Marques

Vanessa disse...

Primeiramente quero parabenizar a sua iniciativa em propor debates em um assunto tão sério e delicado.Este tema: TI é o meu trabalho final de monografia e é extamante este os problemas envolvidos neste tipo de expolração de mão-de-obra infantil.Infelizmente existe um consenso poderoso por parte de toda a sociedade brasileira que foi construida lentamente em relação de que o melhor para a criança pobre é começar a trabalhar desde cedo.Infelizmente esta é a opinião da maioria da população brasileira.é necessário que a mídia mobilize a sociedade a se conscientizar e obter informação de quão danoso tanto no lado psicologico quanto no físico e moral é o trabalho precoce e de que a atividade doméstica constitui uma das piores formas de trabalho humano pois estas crianças estão expostas a produtos quimicos, a esforço físico de grande intensidade, a manusei de objetos cortantes dentre outros.
Por que não pensarmos que o melhor para a criança é ter direito a infância?

igor disse...

bom sou um estudante de quinta serie....

e tenho uma pesquisa sobre o trabalho infantil a fazer...

bom eh duro....

mais infelismente acontece esse trabalho sendo em carvoarias, pedreiras e ateh em panhas de laranjas....

mais o q o governo faz????

cria projetos mais nem sempre onde trabalham as crianças tem direitos como se passa no livro Infancia Roubada.....

mais e as ongs????

sera q lutam por direitos das crianças?????

preciso saber de ongs...mais na google nao fala...

alguem me indique um site.....

fui...

mary nathy disse...

ola pessoal! td bem?
quero q saibam q eu nao gosto de nada disso sabia? pra falar a verdade ninguem gosta
e quero q essas pessoas q fazem esse tipo de coisa parasssem pq prejudica nao so as crianças como todos nos.
fui...
bjs pessoal







aah alguem pode me passa um site que tenha: onde mais tem o trabalho infantil?
obrigada adoro todos vcs

mary nathy disse...

ola pessoal td bem?
quero q saibam q eu nao gosto de nada disso sabiam?
pra falar a verdade ninguem gosta
eu queria muito q aqueles q fazem esse tipo de coisa soubese q eles prejudicam nao so as crianças mas todos nos nao e verdade?
fui...


aah pessoal alguem pode me passar um site q tenha: aonde mais tem o trabalho infantil? obrigada adoro todos vcs bjs muito mais muito furiosos